• Portal da Transparência

18 de maio de 2020

Prefeitura de Timon adquire mais testes rápidos para diagnóstico de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Timon recebeu na última sexta-feira (15) mais um lote de testes rápidos, o Diagnostic Kit for IgM/IgC Antibody, para detecção da Covid-19. O teste rápido utiliza amostra de sangue venoso e o resultado é verificado em 15 minutos.

Os kits são validados pela Anvisa, seguem as recomendações do Ministério da Saúde e reabasteceram os seguintes locais: Hospital do Parque Alvorada, tenda de triagem instalada na frente do Centro Maria do Carmo Neiva, Laboratório Central do Município e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros a seguir: Parque União, Parque Piauí, Caic, Parque Alvorada, Bairro Joia e Mutirão.

Para a realização do teste


O município adotará o Protocolo de Manejo Clínico da Atenção Primária à Saúde. Seguindo a estratégia de ampliação para testagem progressiva da população, esse protocolo prioriza pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal e estabelece outros critérios. “O município realizará testagem rápida nas pessoas que se enquadrarem nos critérios detalhados no protocolo e que estejam com os sintomas da doença há pelo menos dez (10) dias, para maior seguridade nos resultados”, afirma o secretário municipal de Saúde, Vinicius Cabral.

Sobre os sintomas


As manifestações da Covid-19 geralmente são: Febre ou sensação de febre, cefaléia, dor muscular, perda do olfato, coriza, diarréia, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar.

Grupos prioritários


Terão prioridade pessoas incluídas nos seguintes grupos: profissionais da saúde e segurança pública em atividade, e pessoas que residam com esses profissionais; pessoas com idade igual e superior a 60 anos; pessoas com idade entre 15 e 59 anos economicamente ativas e que foram notificadas no período sintomático. Neste último caso, após a consulta, se o paciente apresenta os sintomas, basta a solicitação médica para que a pessoa faça o teste rápido.

Entra ainda como prioridade nessa fase a testagem em pessoas que apresentam os sintomas e são portadores de condições de risco para complicações da Covid-19, como: diabéticos, gestantes de alto risco, pessoas com obesidade, pacientes em diálise, com doenças cardíacas, doenças pulmonares, doenças renais, transplantados, com Imunossupressão, entre outras condições clínicas de risco.

Isolamento social ainda é indispensável

Vale lembrar que os testes são apenas uma referência clínica para o diagnóstico preciso da doença, o que não exclui a manutenção do isolamento social. A Prefeitura de Timon trabalha no enfrentamento à doença e reforça que a medida mais eficaz ainda é ficar em casa e adotar todas as medidas de higiene e o uso obrigatório da máscara facial ao necessitar sair de casa.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura