A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) definiu estratégias para que durante a pandemia, as famílias atendidas pelos CRAS continuem sendo assistidas, já que como uma das medidas de segurança, algumas atividades administrativas estão suspensas. A partir dessa segunda-feira (11) cada CRAS atenderá um dia por semana somente com visita às famílias e entrega de benefício eventual de cesta básica.
A sede do CRAS ficará fechada, não será aberto para nenhum atendimento. Somente a coordenadora e a equipe técnica, com o mínimo de pessoas, de cada CRAS comparecerá à unidade para realização das visitas às famílias acompanhadas. As relações de visitas já estão organizadas por território de cada CRAS, o que facilitará a localização dos endereços. Cada CRAS será responsável por sua relação de visitas e registro das mesmas nos instrumentais de rotina, com atenção e controle para que todas as famílias sejam visitadas. Cada CRAS terá como meta 20 visitas por dia seguindo calendário pré-definido pela SEMDES:
A secretária da SEMDES, Rosário Leal, destaca que a secretaria vem trabalhando também nos cuidados a cada servidor que está na linha de frente desses atendimentos, ainda que com poucos recursos. “Estamos garantindo dentro de nossas possibilidades EPI’s para equipes de trabalho. Estamos trabalhando com muita responsabilidade, compramos álcool líquido, álcool gel, máscaras e luvas. O nosso trabalho precisa continuar. A população carente clama pelos serviços da SEMDES”, destaca.