Na cidade, até o dia 26.04, já foram confirmados 16 casos do novo coronavírus, sendo 5 já recuperados
Com alinhamento de ações, a Prefeitura de Timon tem a rede de saúde organizada e preparada para atendimento de casos do novo Coronavírus. São 55 leitos para atendimento dos pacientes com COVID-19, seja em casos moderados ou graves. As equipes de saúde também têm recebido as devidas orientações e treinamentos para oferecer mais segurança nos ambientes hospitalares.
De acordo com o secretário de saúde, Marcos Vinícius Cabral, toda a atenção está voltada para oferecer aos cidadãos a garantia no atendimento. “Tudo isso vem sendo feito para garantir o atendimento a quem precisar, mas a principal forma de combater a disseminação em massa, o que causaria um colapso no sistema de saúde, é o isolamento social”, disse.
A rede de saúde está preparada e distribuída da seguinte forma: no Maria do Carmo Neiva, existem 16 leitos direcionados a pacientes com Covid-19, todos com balão de oxigênio e atendem até a gravidade moderada; no hospital do Parque Alvorada são 10 leitos clínicos e brevemente a unidade receberá mais dois, após a finalização da sala de estabilização que contará com balão de oxigênio e atenderá a gravidade moderada.; na UPA, são quatro leitos na sala vermelha, com ventiladores; e no Alarico Pacheco, são 11 leitos clínicos e mais 12 leitos de UTI com ventiladores.
Os casos menos graves e assintomáticos notificados à Secretaria de Saúde são encaminhados à equipe de epidemiologia, que prontamente atende e faz visitas a essas pessoas. O acompanhamento também é feito através do Disk Saúde – 99 98835-2919, que tem uma equipe de plantão para repassar orientações aos pacientes em isolamento domiciliar.