O plano de contingenciamento ao Coronavírus em Timon ganhou reforço na última terça – feira (07/04) durante visita do secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula. O fluxo elaborado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado foi ampliado com a entrega de 12 novos leitos de UTI no Hospital Alarico Pacheco, todos equipados com aparelhos respiratórios. Além dos novos leitos, Timon já possui o Hospital de Campanha, montado no Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado Maria do Carmo Neiva pronto para receber pacientes com os sintomas e ao passarem pela triagem receberem os encaminhamentos necessários.
“Esse não era o momento que gostaríamos de estar vivendo, mas diante de tudo que a doença vem trazendo, estamos buscando dar todo o suporte necessário no combate ao Covid-19. Entregamos esses 12 leitos de UTI totalmente equipados com respiradores, sendo que 2, destes, são salas com isolamento total do paciente. Nosso trabalho não acontece sozinho, temos uma importante parceria com o município. Parabenizo a equipe da prefeitura que montou toda a estrutura do hospital de campanha e organizou o fluxo correto e o passo a passo para que as pessoas possam encontrar de forma fácil e segura o atendimento. Temos Timon como a cidade modelo para os outros municípios do estado”, afirmou, Carlos Lula, secretário de Saúde do Estado.
Carlos Lula ainda completou: “como em todo o mundo não é possível realizar os testes em toda a população, estamos trabalhando ao máximo para diminuir a fila de exames. Antes era realizado em Belém, e isso causava uma demora bem maior, então o Ministério da Saúde liberou a realização dos exames no Lacen, São Luís, o que nos ajudou bastante. Essa semana também contabilizamos os casos de recuperação de pacientes, foram 30 no total, mas o mais importante nesse momento ainda, é ficarmos em casa para conseguirmos passar por essa situação”.
O Deputado Estadual, Rafael Leitoa reforçou a importância das ações realizadas pelo Estado em conjunto com Município. “Timon conta hoje, com esses 12 novos leitos. Hoje é um dia importante para a cidade, porque essa era uma obra antiga, que lutamos para que fosse finalizada, e veio para atender a população nesse momento tão difícil. Além desses leitos, temos ainda a UPA, com estrutura para atender casos graves e o Hospital do Parque Alvorada”, explicou Rafael Leitoa.