Visando o atendimento da população em meio à pandemia da COVID-19 (coronavírus), a Prefeitura de Timon informa que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão funcionando de segunda a sexta para atender as demandas espontâneas, ou seja, a pessoa que apresentar sintomas leves de gripe, como febre e coriza, vai poder ir até o posto de saúde mais próximo e ser atendida. Estão suspensos em todas as unidades de saúde apenas os serviços ambulatoriais e consultas de rotina agendadas, tanto no atendimento clínico, como o especializado e o odontológico.
De acordo com secretário de saúde, Márcio Sá, a meta agora é evitar as aglomerações, para que o vírus não circule na cidade. “Todos os serviços da Secretaria de Saúde na área ambulatorial, que não forem de urgência, estão suspensos. Por exemplo, o CAISM, Policlínica, o CEO, CAEMI, Maria do Carmo Neiva, todos os Caps e a UVZ são atendimentos de rotina, mediante agendamento, por isso estão suspensos até passar esse período de combate ao vírus”, explicou. As equipes de médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais estão à disposição somente para atendimentos de urgência.
As Unidades de Saúde estarão com consultas agendadas suspensas para que possam ser recebidas as consultas espontâneas. Toda a equipe estará voltada a atender os pacientes que necessitem averiguar os sintomas de gripes e resfriados, além de poderem oferecer o atendimento com vacinas.