A partir desta segunda-feira (23), iniciam-se na rede pública as campanhas nacionais de vacinação contra Influenza (Gripe) e Sarampo, simultaneamente, em todas as Unidades de Saúde. No caso da vacina contra a gripe, o público-alvo são idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde (rede pública e privada). Já a do sarampo, são todas as pessoas de 20 a 49 anos, mesmo aqueles que já tomaram a vacina.
Para evitar aglomerações e impedir a permanência em ambientes fechados, a Secretaria de Saúde adotou algumas estratégias. Uma delas refere-se à divisão dos grupos por etapas e por turnos. Assim, no período de 23 de março a 15 de abril, os dois públicos receberão a vacina contra gripe da seguinte forma:
Outra medida é realizar a vacinação do lado de fora dos Postos de Saúde, em pontos estratégicos e arejados. Assim, haverá vacina em todos os postos de saúde, mas equipes de vacinação também estarão em algumas praças e outros ambientes abertos. Confira:
Para vacinar idosos acamados e gripados, a Secretaria Municipal de Saúde enviará profissionais para atendimento nas residências. Para isso, alguém da família deve informar o Agente Comunitário de Saúde.
Já a vacina contra o Sarampo segue de hoje (23) até o dia 30 de junho, somente no turno da tarde, para qualquer pessoa de 20 a 49 anos, mesmo que tenha sido vacinada antes.
É importante lembrar que a vacina contra a gripe não combate o novo Coronavírus, mas impede uma possível sobrecarga respiratória caso alguém desse grupo venha a ter contato com o Covid-19. Tomando a vacina, os idosos, por exemplo, já estarão prevenidos contra uma gripe simples que, pode ser agravada pela pandemia.