A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem esclarecer que não há na cidade casos confirmados de COVID-19. Sobre casos suspeitos, foram identificadas quatro pessoas com sintomas semelhantes aos indicativos da doença, mas estão sendo cumprindos todos os protocolos de atendimento sugeridos pelo Ministério da Saúde (MS).
Essas pessoas já foram submetidas à coleta de material que será enviado para o LACEN, na capital São Luís. A previsão para o resultado é de, em média, 10 a 15 dias. Enquanto isso, a vigilância epidemiológica vem fazendo o acompanhamento desses pacientes, que estão isolados em casa, em regime de quarentena. Os quatro casos são os primeiros suspeitos no município.
Considerando nos últimos dias o crescimento rápido da doença no Brasil, o prefeito Luciano Leitoa se antecipou aos fatos e encaminhou à câmara de vereadores projeto de lei que trata especificamente do enfrentamento emergencial da pandemia.
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que os profissionais de saúde já foram capacitados em São Luís e estão replicando o treinamento no município, para que toda a rede de assistência esteja pronta ao atendimento emergencial. Além disso, a rede pública hospitalar de Timon, que envolve a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os hospitais Alarico Pacheco e do Parque Alvorada, já está orientada à realização das medidas necessárias.
Portanto, se a população seguir a recomendação das medidas preventivas e protetivas, o município estará apto para enfrentar esse importante momento de mobilização.