Visando fortalecer as ações da “Família Acolhedora”, em Timon, a equipe esteve visitando nesta quarta-feira (04) o Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (CRIA), em Teresina. Durante o encontro foram trocadas experiências e estratégias de parceria.
O CRIA é uma importante referência, já existe há 10 anos e realiza o elo de disseminação da “Família Acolhedora”, mostrando às pessoas a importância das crianças estarem em um ambiente familiar. Segundo a fundadora, Francimélia Nogueira, cerca de 90 crianças já foram adotadas ou reinseridas no âmbito familiar através das ações do CRIA. “O centro atua garantindo que o lugar das crianças e dos adolescentes seja em família. As atividades são voltadas para o reconhecimento do acolhimento familiar como melhor medida de proteção às crianças e adolescentes”, explica.
Dentro das estratégias trocadas e que serão implementadas dentro do programa “Família Acolhedora” em Timon está a massificação da ideia de acolhimento familiar, por meio de investimento em mídia, nas igrejas e reuniões e capacitações com as famílias cadastradas, com as que estão aptas e interessadas em participar do programa.
A coordenadora do “Família Acolhedora”, em Timon, Cléuma Feitosa, destaca que essas visitas a outras instituições são importantes para o desenvolvimento do programa no município, que consiste no acolhimento familiar temporário de crianças e adolescentes, por meio da guarda provisória, até que eles possam ser reintegrados a sua família de origem ou, na impossibilidade, serem encaminhados para adoção.
Para participar, indicar alguém ou saber mais informações, a equipe da Família Acolhedora está localizada na sede da SEMDES (Rua Miguel Simão, 825- Centro). Contato: (86)98876-0300, ou através do e-mail: familiaacolhedoratimon@gmail.com.