11 de agosto de 2017

Educação e Saúde se reúnem para garantir direitos dos alunos com deficiência

IMG_0631

Com o objetivo de garantir os direitos dos alunos com deficiência das escolas da rede municipal de ensino, equipes das secretarias de Educação e Saúde se reuniram, na manhã desta sexta-feira (11.08), para discutir sobre o encaminhamento dos atendimentos a esses alunos.

Participaram da reunião as equipes do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE), coordenação de Educação Especial, Departamento de Ensino, Programa Saúde na Escola e da Saúde. De acordo com a secretária de Educação, Dinair Veloso, a intenção é conseguir dar celeridade a atendimentos, para que os pais consigam o laudo dos alunos com deficiência. “Com a Lei da Inclusão da Pessoa, nos últimos anos recebemos uma demanda bem maior de alunos com deficiência e é necessário que eles tenham um laudo comprovando suas necessidades para que seus direitos e benefícios sejam garantidos. Por isso, procuramos trabalhar em sintonia com a Saúde e a Semdes, porque queremos que os alunos se desenvolvam integralmente”.

As equipes socializaram sobre as questões, bem como as soluções para conseguir apoiar as famílias. “Juntos, encontramos meios para resolver e agilizar os atendimentos às famílias. Assim, elas poderão obter os benefícios sociais e educacionais”, comentou o secretário de Saúde, Márcio Sá.

IMG_0627

A equipe estuda promover um mutirão de atendimentos a ser realizado na Policlínica de Timon na primeira quinzena de setembro, oferecendo atendimentos de neuropediatria, pediatria, atualização de vacinas, coleta de sangue para avanças nos exames, atendimento clínico, além de atividades recreativas e palestras.

Na oportunidade, foi discutida ainda a inclusão em cronograma anual da Educação e Saúde de atividades de Primeiros Socorros nas escolas, em parceria com o Corpo de Bombeiros, de acordo com a Lei Nº 2008, de 17 de dezembro de 2015, sancionada pelo prefeito Luciano Leitoa, que dispõe sobre a instituição do programa “Lições de Primeiros Socorros” na educação básica da rede escolar do município.

IMG_0632