O Núcleo Especializado de Acompanhamento Familiar (NEAF) iniciou suas atividades de 2020 com as famílias de usuários de substâncias psicoativas destacando o tema saúde mental. O serviço inicia um ciclo de atividades que auxiliam diretamente pessoas que passam por tal situação.
As reuniões acontecem regulamente uma vez por mês, sempre destacando e orientando as famílias com serviços psicossociais, de forma sistemática e continuada. Nesse primeiro encontro do ano, a equipe, formada por psicólogo e assistente social, debateu e alertou a importância de se cuidar da saúde mental, tanto própria como do familiar em situação de drogadição. A equipe destacou o que é a saúde mental, como tê-la e como mantê-la e o quanto é necessária para o momento em que se encontram.
A atividade contribui para o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva. Também foram destacadas as redes de atendimento e os sistemas de proteção social a que podem recorrer e cuja equipe pode ajudar na inclusão.
O NEAF é um serviço que assiste a essas famílias e as acompanha durante todo o processo de internação compulsória do familiar, possibilitando assim o fortalecimento dos vínculos sociais e afetivos. O objetivo é atender a essas famílias de indivíduos em situação de drogadição, oriundos de encaminhamento do Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário, em decorrência de internação compulsória.