O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) deu início às ações de 2020 com uma reunião nesta quarta-feira (05/02), debatendo novas deliberações e propostas, bem como análise e apresentação de relatórios da gestão 2019.
As comissões que fazem parte do CMAS apresentaram os relatórios das atividades realizadas durante o ano passado, destacando cada ação, para serem avaliados pelos conselheiros e consequentemente serem aprovados. A presidente, Kledilza Mesquita, também apresentou o relatório das atividades do conselho de modo geral, ressaltando o quantitativo de reuniões ordinárias e extraordinárias, decretos, resoluções, quantidade de entidades inscritas e certificadas, capacitação para as entidades sobre a lei MROSC e as rodas de conversa realizadas nos CRAS e no CREAS.
Foi discutido reforçar as visitas que devem ser realizadas pelas comissões às entidades que possuem assento e certificação no CMAS, para verificação do funcionamento, acompanhamento das atividades e análise de irregularidades nas documentações. Esse monitoramento das entidades é importante e faz parte das responsabilidades do conselho perante as atividades que devem ser prestadas à sociedade.
Também foi entregue para cada conselheiro um instrumental para elaboração do plano de ação de 2020, em que eles devem apresentar sugestões e o calendário das comissões. Por fim, sendo aprovado por todos os conselheiros, foi apresentada a prestação de contas do cofinanciamento estadual em relação aos benefícios eventuais (Urnas funerárias e enxoval), referente a 2019, com o demonstrativo de valores, quantitativo atendimento a contrapartida da Prefeitura.