Durante todo o ano, a Prefeitura de Timon desenvolve ações e campanhas contra o trabalho infantil na cidade. Com a proximidade do tradicional Zé Pereira, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) já iniciou nesta terça-feira (21) articulações em reunião com a Fundação Municipal de Cultura.
A campanha durante as festas carnavalescas propõe sensibilizar os foliões, barraqueiros e comerciantes e evitar que aconteçam casos de trabalho e exploração infantil, com o objetivo de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes. Durante os dias de folia do Zé Pereira, equipes da Semdes farão distribuição de material informativo, panfletagem e abordagem, com orientações sobre os serviços da secretaria e sobre violações de direitos, atentando ainda para a identificação de casos de trabalho infantil, e em caso de confirmação será feito o devido encaminhamento.
As ações serão desenvolvidas pelas Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), em parceria com o Ministério Público do Trabalho e com as demais secretarias municipais. “Pretendemos realizar ainda uma reunião ampliada com os órgãos que protegem os direitos das crianças e adolescentes e com os barraqueiros, para que haja uma sensibilização antes da festa e eles também façam parte da ação”, explica a coordenadora das AEPETI/Timon, Jéssica Vieira.
Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Social, Rosário Leal, o presidente da Fundação de Cultura, Saney Sampaio, a diretora da Proteção Social Especial, Janaína Oliveira, e a coordenadora das AEPETI, Jéssica Vieira.