A 1ª Plenária Municipal de Vigilância em Saúde aconteceu na manhã desta sexta-feira (04) em Timon, com o tema “Vigilância em Saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS de qualidade”. O evento é realizado pela primeira vez, com o objetivo de levantar propostas para encaminhar à Conferência Estadual de Saúde e, posteriormente, à Conferência Nacional.
“A plenária veio com o intuito de reforçar e aquecer as discussões que serão tema da Conferência Municipal de Saúde de Timon, onde um dos eixos temáticos será a Vigilância, já que a Conferência Nacional também tratará desse tema. Então será definida na conferência uma efetivação da política nacional da Vigilância em Saúde, ou seja, uma responsabilidade dos gestores municipais, estaduais e federais”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.
Durante o encontro, foram palestradas as seguintes temáticas: “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS e suas responsabilidades”, “Processo de trabalho, tecnologia e desafios em Vigilância em Saúde” e “A necessidade da inserção da Vigilância em Saúde ambiental no SUS”.