O serviço, que foi iniciado neste ano, atende famílias de indivíduos em situação de drogadição
O Núcleo Especializado de Acompanhamento Familiar (NEAF) realizou nesta quinta-feira (19) a última reunião do ano com as famílias de usuários de substâncias psicoativas. Foi o encerramento de um ciclo de atividades que auxiliam diretamente essas pessoas.
O NEAF é um serviço que assiste a essas famílias com serviços psicossociais, de forma sistemática e continuada, e as acompanha durante todo o processo de internação compulsória do familiar, possibilitando assim o fortalecimento dos vínculos sociais e afetivos. O objetivo é atender a essas famílias de indivíduos em situação de drogadição, oriundos de encaminhamento do Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário, em decorrência de internação compulsória.
O funcionamento é diretamente subordinado à Coordenação do CREAS e funciona em sede própria na Av. Francisco Vitorino de Assunção (Av. 03), nº 1126, Parque Piauí. A coordenadora do CREAS, Jaciane Rodrigues, explica que as reuniões acontecem uma vez por mês e as famílias contam com uma equipe multidisciplinar: coordenador, assistente social, psicólogo, assessor técnico, assessor jurídico, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais e agente de portaria.
As atividades continuarão em 2020, após o recesso de fim de ano. A equipe identifica as vulnerabilidades das famílias acompanhadas, contribui para o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva – através das reuniões, oficinas de geração de emprego e renda e palestras – e para a inclusão nos sistemas de proteção social, redes de atendimento e nos serviços públicos, de acordo com a demanda através de articulação com os serviços disponíveis.