A campanha “Dezembro Laranja”, voltada à prevenção ao câncer da pele, continua percorrendo toda a cidade durante todo este mês. A mobilização é coordenada pela Secretaria de Saúde, por intermédio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NMES) e de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTS). Uma das ações aconteceu na manhã de hoje (10), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Parque Piauí.
Segundo Danielle Coimbra, coordenadora do NMES e DANTS, as informações e orientações são de cunho preventivo do câncer de pele, alertando para os fatores de riscos. “Nós orientamos sobre a prevenção e sobre o diagnóstico precoce de lesões de pele. Também informamos como é o procedimento para atendimento, que acontece assim: O paciente marca atendimento com um clínico na UBS e, se apresentar algum sinal de que possa ter a doença, ele é encaminhado para a Policlínica, onde é feita a triagem para o tratamento, caso precise”, esclarece Danielle Coimbra.
A ação no CRAS do Parque Piauí também contou com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), por intermédio da educadora física Gabriele Santana e da administrativa Vanda Maria.