Com foco nos Direitos da Pessoa Idosa, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Parque Piauí promoveu a apresentação de dois projetos de intervenção. Foram reforçadas, junto ao público atendido pelo Centro, informações que ajudam na construção de ambientes favoráveis à garantia dos direitos da pessoa idosa. Estiveram presentes os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e familiares.
Um dos projetos trouxe o tema “Família e Idoso: Fortalecendo a Garantia de Direitos da Pessoa Idosa”, apresentado pela estagiária de Serviço Social Maciara Costa da Silva. O tema retrata a importância do apoio e acompanhamento da família para um envelhecimento saudável e para a defesa dos direitos de quem já chegou à terceira idade. “Quando um idoso tem uma família presente, com membros conscientes dos direitos dele e que reconhecem a sua importância, esse idoso, além de ganhar mais vitalidade, estará mais seguro emocionalmente e fisicamente e com seus direitos protegidos”, avalia a coordenadora do CRAS Parque Piauí, Ana Caldas.
A outra apresentação foi realizada pelos estagiários Daniel Araújo Monteiro e Jânio Silva de Sousa, abordando o tema “Orientando os Idosos sobre seus Direitos”. A ideia é que o idoso possa reconhecer a si mesmo como uma pessoa integrada na sociedade, com voz para requerer seus direitos e que as demais pessoas possam respeitar cada vez mais os direitos dos idosos.