26 de julho de 2017

Saúde e Limpeza discutem plano de ação de combate ao Calazar

04

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira (26) para discutir um plano de combate à leishmaniose tegumentar e visceral humana no município. No encontro, estiveram presentes representantes da Vigilância em Saúde, da Unidade de Vigilância em Zoonoses, do Núcleo Municipal de Educação em Saúde, Agentes de Endemias e os secretários de Saúde e Limpeza.

03

Na ocasião, foram traçadas estratégias de médio e longo prazo para combater a doença, disseminada pelo mosquito-palha. “É importante que sejamos proativos e intensificar esse trabalho para evitar a proliferação desse mosquito que causa estragos à saúde humana. Vamos fortalecer o trabalho de campo com os agentes de endemias e os profissionais da Unidade de Vigilância em Saúde, que farão o monitoramento dos cães que podem transportar o parasita”, pontuou o secretário de Saúde, Marcio Sá.

02

Entre as ações contra o mosquito estão os trabalhos de orientação nas escolas e os mutirões de limpeza. “O inseto se reproduz em meio aos detritos, ao contrário de outros de sua família, que fazem uso da água parada. Por isso, vamos reforçar as atividades dos mutirões de limpeza”, destacou o superintendente de Limpeza, Alexandre Luz.

01