26 de julho de 2017

Eleita e empossada presidência do Conselho da Criança e do Adolescente de Timon

01

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26/07, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, a eleição e posse da presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timon (CMDCA), gestão 2017/2019. A composição do Conselho é paritária, composta por integrantes do poder público e da sociedade civil, com o objetivo comum de garantir um futuro melhor para as crianças e adolescentes timonenses.

O CMDCA tem como foco formular, analisar e deliberar sobre políticas públicas para crianças e adolescentes, em conjunto com as diversas áreas que compõem o poder público, como saúde, assistência social, educação, entre outras. É responsável por organizar e fiscalizar as redes de atenção à criança e ao adolescente, promovendo a articulação entre as entidades, bem como de suas ações e dos programas da sociedade civil e dos governos.

EA9A0717

A secretária de Desenvolvimento Social, Rosário Leal, esteve presente no local, dando as boas vindas aos eleitos, ressaltando o compromisso do CMDCA de aproximar políticas públicas da população em vulnerabilidade e de servir como elo com a sociedade civil. Também esteve presente o secretário de Assuntos Institucionais de Timon, Saney Sampaio.

A nova presidência ficou assim definida:

Presidente: Violeta Maria da Silva Nolêto – SEMS

Vice: Luiz Gonzaga Nunes Neto – Centro Artístico Operário Timonense

1ª Secretária: Clarissa Maria Gomes Mota – SEMDES

2ª Secretário: Jardiel Ferreira Lima – Liga Desportiva Timonense,

1ª Tesoureira: Maria Luiza Sousa dos Santos – Centro Educacional Estrela da Manhã;

2ª Tesoureira: Cleuma Pereira Feitosa – SEMDES

Assistente social com atuação no município de Timon, a nova presidente do CMDCA, Violeta Nolêto (SEMS), falou sobre a contribuição do Conselho para o desenvolvimento da criança e do adolescente. “A gente entende que crianças e adolescentes precisam ter esse apoio das políticas sociais, porque somente a família não dá conta, e é por isso que o município possui esse olhar para esse público. Nós enquanto conselho é que damos esse suporte e fiscalizamos as políticas públicas destinadas a eles, abrangendo todas as áreas, não apenas a assistência social, porque a criança precisa ter um desenvolvimento completo. Isso abrange também a prevenção e o enfrentamento às violências contra a criança e o adolescente”, relatou.

EA9A0725

EA9A0722