8 de novembro de 2019

Coordenadores participam de oficina “Planejamento em Saúde”

WhatsApp Image 2019-11-08 at 11.07.54

Coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SMS), participam desde na quinta-feira (07) de Oficina de Planejamento em Saúde, destinada a capacitar os profissionais da Atenção Básica e Média Complexidade do município sobre a importância dos instrumentos de planejamento, como Programação Anual de Saúde (PAS), Plano Plurianual (PPA), Relatório Anual de Gestão (RAG) e Relatórios Quadrimestrais.

“O objetivo da capacitação é contribuir com a qualificação dos gestores em Saúde e planejar a elaboração dos documentos de planejamento das ações em saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, que esteve no evento, acompanhado dos vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e do promotor Antônio Borges.

WhatsApp Image 2019-11-08 at 11.08.42

A oficina é organizada pelo setor de Planejamento em Saúde da SMS e tem a coordenação do assessor Manoel Eulálio e das técnicas Cristiane Fontes e Violêta Nolêto. Em discurso, o promotor Antônio Borges destacou que “o material humano é o que há de mais precioso na saúde de Timon” e ao final, parabenizou a capacitação e oferta dos serviços do município.

Ontem, os coordenadores prestigiaram a palestra realizada pela assistente social, Violêta Nolêto, que apresentou os resultados de sua dissertação de mestrado sobre os indicadores e os Serviços de Saúde do município de Timon. Em seguida a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Clayre Anne Mota, mostrou os indicadores de Saúde.

Dando continuidade, a administradora Cristiane Fontes apresentou sobre a importância do Planejamento em Saúde e as estratégias de elaboração e ressaltou a importância da continuidade dessas atividades para fortalecer a elaboração dos instrumentos de gestão.

WhatsApp Image 2019-11-08 at 11.07.14 (1)

O primeiro dia foi finalizado com a palestra do professor Vladimir Bezerra, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que falou sobre o processo de planejamento e o uso da ferramenta Trello para sistematização e efetividade na comunicação entre os serviços de saúde.

A oficina encerra nesta sexta-feira (08) e conta com a palestra da Diretora de Planejamento em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Cláudia Moraes, que trabalha os Instrumentos de Gestão por meio do tema: Planejamento em saúde- Instrumentos e ferramentas de gestão.