8 de novembro de 2019

V Feira do Empreendedor EJA movimenta a Praça São José em Timon

EDI_4764

O evento que já está em 5a edição e expõe peças artesanais produzidas pelos próprios alunos, além da culinária, comidas típicas.

Na feira do empreendedor tem de tudo um pouco: panos de prato, tapetes, peças de decoração. Ao todo são 3 mil pessoas em Timon atendidas pela EJA e isso inclui também as parcerias importantes a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), Fazenda da Paz, centros de convivência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, como também a participação de agentes de limpeza.

EDI_4733

EDI_4729

EDI_4731

“Essa parceria com o EJA tem sido importante para os adolescentes em conflito com a lei. Nessa feira por exemplo produtos feitos por eles estão sendo comercializados e isso renova esperanças para um futuro diferente”, diz Lívio Barros, Diretor da FUNAC

Com o projeto da feira do empreendedor, os alunos que em sua maioria já são pais e mães de família se sentem fortalecidos, porque aprendem a criar e passam a gerar nova renda em casa.

EDI_4732

“Eu faço cestas de taboca desde criança e quando iniciou a feira e eu trouxe pra cá as peças que produzo, muita gente gostou e comprou. Eu ensinei aos meus colegas e hoje nos sentimos valorizados”, diz Ozenira Carvalho, aluna do EJA.

A ideia da feira envolve professores e alunos. Para muitos educadores a sensação é de oferecer oportunidades de aprendizado que vão além da teoria de sala de aula.

EDI_4762

EDI_4755

EDI_4734

“Estou satisfeita em ver meus alunos assim empolgados. Alguns já têm até encomendas pro Natal”, disse Salete Pereira, diretora adjunta EJA povoado Castelo.

A Feira do Empreendedor tem dado resposta positivas para os alunos. Segundo a Coordenadora Geral do EJA, Iris Oliveira, a ideia é que o empreendedorismo passe a ser disciplina do curso. A proposta pedagógica já vem sendo discutida na Secretaria de Educação.

EDI_4732

EDI_4733