7 de novembro de 2019

Em Timon, Campanha Novembro Azul alerta sobre câncer de próstata

WhatsApp Image 2019-11-07 at 12.24.37

O município de Timon já deu o ponta pé inicial para o desenvolvimento das ações da campanha Novembro Azul, que visa a prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa é mundial e tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a necessidade do diagnóstico precoce da doença.

WhatsApp Image 2019-11-07 at 12.24.36

Com algumas atividades desenvolvidas, como a da UBS do CAIC (onde foi realizada uma palestra sobre o Câncer de Próstata, consultas e agendamentos de exames de PSA e ultrassonografias), a abertura oficial da campanha será no próximo dia 13, no Centro da Juventude, no Bairro São Francisco e no dia 14, será o Dia D da campanha, que ocorrerá na Policlínica.

“O tema desse ano é A força do homem está na coragem de se cuidar, e as ações já iniciaram no município que, durante o mês inteiro, irá trabalhar a prevenção do câncer de próstata. A Policlínica é referência para esse serviço, onde são realizados os exames   solicitados para fechar o diagnóstico  do câncer de próstata, que é o PSA livre e o PSA total, além da ultrassonografia e a consulta com o urologista”, explicou Oglaide Nolêto, diretora da Policlínica de Timon.

WhatsApp Image 2019-11-07 at 12.24.38

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, as atividades ocorrerão em vários locais da zona urbana e rural, em parceria com as equipes de ESF, Vigilância em Saúde, para alcançar toda a população masculina na faixa etária de risco, a partir dos 45 anos.

“A Policlínica, juntamente com as equipes da ESF e Vigilância em Saúde, estão antenados para trabalhar a campanha. Mas lembramos que o combate ao câncer de próstata no município não acontece apenas em novembro, mas durante todo ano e esse mês vem para intensificar e fazer o chamamento dos homens, motivando-os a procurarem os serviços de saúde para fazer o exame preventivo e obter o diagnóstico precoce”, falou o secretario de Saúde Marcio Sá.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, haverá no Brasil, 68.220 registros. Para diminuir esses números, em Timon ocorrerão palestras, rodas de conversas, Blitz educativas, entre outras ações nos mais variados locais como igrejas, escolas, empresas e não só em instituições governamentais.