7 de novembro de 2019

Escolas municipais conquistam 46 medalhas em competição de Astronomia e Astronáutica

05-8

Alunos do ensino Fundamental do Projeto educativo Mãos Dadas, Nazaré Rodrigues e Colégio Militar 02 de Julho (Regino Costa Noleto) participaram da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), conquistando 46 medalhas nas duas competições. Na MOBFOG, os estudantes conquistaram 44 medalhas, sendo seis de ouro, 14 de prata e 24 de bronze. Já na OBA, eles ganharam uma medalha de prata e outra de bronze.

O destaque ficou por conta dos alunos do Projeto educativo Mãos Dadas que obtiveram o maior número de medalhas, 43 no total, incluindo as seis de ouro.  A escola Nazaré Rodrigues ganhou uma medalha de prata na 22ª OBA e o Colégio Militar 02 de Julho (Regino Costa Noleto) duas de bronze, sendo uma na 22ª OBA e outra na MOBFOG.

06-6

Durante a OBA, os alunos realizam uma prova constituída de sete perguntas de astronomia e três de astronáutica. Na MOBFOG, os alunos precisam confeccionar com materiais alternativos e depois lançar os foguetes, sendo que objetivo é obter o maior alcance horizontal possível.

As duas competições buscam fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos destas disciplinas de uma forma lúdica e cooperativa.

10-2