6 de novembro de 2019

Alunos conhecem processo de resíduos sólidos em visita à CTR

IMG-20191105-WA0045

O Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) que fica na comunidade Bom Jardim, a 18 km do município de Timon, recebeu a visita dos alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Jacira de Oliveira e Silva que fica no bairro Formosa, na manhã dessa terça feira (5).

Os alunos estavam acompanhados do professor Gilson Alves e dos representantes da Secretaria Municipal de Limpeza e da Empresa Ambientar, ambas responsáveis pela coleta domiciliar de lixo em Timon.

O objetivo da visita foi oferecer aos alunos uma aula em campo, uma forma de vivenciar na prática o conhecimento teórico da sala da aula. A iniciativa faz parte das ações ligadas ao trabalho que vem sendo realizado pelo professor Gilson Alves sobre resíduos sólidos e a separação de resíduos eletrônicos.

Na ocasião os alunos puderam aprender sobre o processo de armazenamento do lixo orgânico. E entre as dúvidas e questionamentos mais pertinentes, os jovens quiseram saber sobre: o tempo de implantação do CTR no município de Timon, quantas toneladas passam por aquele processo cotidianamente, e o tempo que leva para processar todo o material.

“Receber a visita desses alunos é de grande importância para nós que atuamos diretamente na coleta de lixo em Timon. Por dia recebemos 75 toneladas de resíduos sólidos e sabemos que após essa visita o conhecimento adquirido será compartilhado pelos alunos, não apenas na sala de aula, mas em casa e entre as pessoas da comunidade”, reforça Brenda Carolina, assessora da Empresa Ambientar.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Timon, Secretaria de Limpeza e a Empresa Ambietar, o professor Gilson Alves pretende implantar um EcoPonto para recebimento de Resíduos Eletrônicos diretamente da população.