A Carreta Novartis de Combate à Hanseníase esteve em Timon durante dois dias 17 e 18 de Julho, realizando atendimentos com o objetivo de colocar um ponto final na Hanseníase, uma doença infecciosa, também conhecida como lepra. Ao todo, foram realizados 581 atendimentos, sendo 156 avaliações dermatológicas, 03 diagnósticos que receberam tratamento, 257 testes rápidos, 125 aferições de pressão arterial e 53 testes glicemia capilar.
A Carreta da Saúde veio pela segunda vez ao município, onde contou com a equipe de multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto percorre várias cidades em parceria com o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de Saúde e Municipais, com a participação também do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).
Carreta
A carreta itinerante conta com cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico da hanseníase e distribuição de remédio para o tratamento da doença. No espaço também são realizadas aferições da pressão, testes rápidos, dentre outras ações básicas de Saúde.
Após encerrados os atendimentos pela Carreta, os pacientes diagnosticados com a doença são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde de referência.