Neste sábado, dia 26 de outubro, todos os postos de saúde da zona rural do município de Timon estarão abertos para a mobilização correspondente ao Dia D de vacinação contra o sarampo, com imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
A Campanha contra o Sarampo é uma intensificação para interromper a circulação do vírus da doença no país. A prevenção do sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença.
Bebês menores de 1 ano que forem aos postos receber a vacina continuarão precisando tomar as outras duas doses recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose). Essas devem ser aplicadas para conferir proteção prolongada contra a enfermidade. Já para menores de 6 meses, a vacina do sarampo é contraindicada.
O sarampo é uma doença viral aguda altamente contagiosa e que pode levar a complicações graves e óbito. A pessoa pode apresentar febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal estar. Em torno de 3 a 5 dias, outros sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no corpo. A sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas.