17 de julho de 2017

Hanseníase é combatida em Timon com apoio da Carreta da Saúde

Já está na cidade de Timon a Carreta da Saúde, que ficará hoje (17) e amanhã (18), na Ceasa promovendo a campanha “Um ponto final na Hanseníase”. Com uma estrutura equipada para oferecer atendimento médico, a unidade móvel terá profissionais que farão avaliação dermatológica, exame de baciloscopia, aferição de pressão, atualização de vacinas, testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis.

 

EA9A0663

 

“Essa é uma parceria entre Ministério da Saúde, Estado e município e com o apoio do Deputado Estadual Rafael Leitoa, fizemos essa articulação para trazer mais uma vez essa carreta para a nossa cidade e assim atender toda a população de Timon. Essa atividade conta com o trabalho dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, que estão referenciando os pacientes para participar dessa atividade que vem como um reforço no combate à hanseníase, com foco na Saúde preventiva”, disse o secretário municipal de saúde, Márcio Sá.

 

“Muito louvável essa iniciativa da prefeitura. O veículo possui uma estrutura adequada e os profissionais realizaram um bom atendimento”, falou Carlos Augusto, que esteve no local em busca de uma avaliação dermatológica.

 

EA9A0671

 

Para receber o atendimento na Carreta da Saúde, o usuário que tem alguma suspeita de mancha sem dor no corpo, pode ir diretamente ao local onde a carreta está estacionada, ou passar em uma UBS mais próxima para ser encaminhado. “Ao chegar aqui, o usuário passa pelo atendimento na carreta, onde é feito o trabalho de avaliação de mancha e com o diagnóstico precoce poderemos evitar as sequelas da doença”, destacou a coordenadora de Combate e Controle à Hanseníase de Timon, Karla Emanuela.

 

EA9A0672

 

Para a mobilização, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou seus profissionais que estarão realizando vários atendimentos, além dos destinados à identificação da hanseníase.

 

 

Siga a prefeitura