O CRAS Parque Piauí realizou nesta quarta-feira (23) uma palestra de orientação sobre o Benefício da Prestação Continuada – BPC/LOAS aos idosos atendidos na unidade. O objetivo era esclarecer dúvidas e manter os usuários informados sobre o benefício a que têm direito.
A atividade faz parte do projeto “Cuidando de quem cuidou de nós”, que ao longo do mês realiza diversas ações direcionadas para o bem-estar do idoso. Na ocasião, foram convidados o advogado François Lima Barros e o psicólogo José Augusto, para dialogar com os usuários sobre o que é o BPC e como eles podem ter acesso.
Os profissionais explicaram que o benefício é uma política da assistência social no valor de um salário mínimo destinado a famílias que possuam idosos com mais de 65 anos (que não têm direito à previdência social) ou pessoas com deficiência, impossibilitadas para o trabalho. Pelos critérios da lei, para ter direito ao BPC, a renda da família deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo per capta. E, com a nova regra, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Para se inscrever no CadÚnico, os beneficiários do BPC devem procurar o CRAS mais próximo ou a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) com documentos como CPF, identidade e comprovante de residência. A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, desde que leve os documentos de todas as pessoas que moram com ele.
Outro ponto destacado foi a alerta para os que já recebem o BPC não perderem o prazo de atualização e inscrição no CadÚnico, conforme calendário determinado pelo Ministério da Cidadania. O registro é obrigatório, e por isso a falta dele pode causar a suspensão do benefício.