O Centro de Convivência Júlia Almeida, em parceria com a Estratégia da Saúde da Família-35 (ESF-35) realizou nesta quarta-feira (23) um ação integrativa com vários serviços para as mulheres, em alusão ao Outubro Rosa. A atividade atendeu mais de 50 mulheres do bairro Cidade Nova e vizinhos.
A equipe da ESF 35 realizou aferição da pressão arterial, teste rápido de glicemia, vacinação, encaminhamentos e agendamentos de exames, como a mamografia. Conversando com as usuárias, a equipe ainda alertou quanto aos sinais que elas podem observar com o toque no corpo e destacaram que, caso verifiquem algo diferente, procurem o médico.
A ação ainda contou com a parceria da Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CODIM), cuja coordenadora, Divina Sousa, deu seu relato de superação do câncer de mama e alertou as usuárias sobre importância de a mulher se cuidar. “O autoexame é necessário, a mulher precisa conhecer seu corpo. Não deixem de fazer a mamografia anualmente, principalmente quem já tem caso na família”, destaca.
Complementando, a senhora Maria do Socorro Oliveira também deu seu depoimento de luta contra o câncer de mama. “Tive o câncer nas duas mamas e consegui vencer por sempre procurar o acompanhamento médico. É importante que as mulheres tenham atenção com sua saúde. E vamos à luta, vamos viver!”, declara.
Para encerrar, foi sorteado tratamento capilar para as senhoras, com corte e escova, realizado pelas alunas do curso profissionalizante ministrado pelo instrutor Garcia Medeiros e ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), como forma de elevar a autoestima das usuárias.