Dentre as ações educativas, preventivas e de acompanhamento ofertadas às gestantes atendidas na Atenção Básica do município de Timon, está inserida a atenção à saúde bucal. Com o intuito de promover educação, vigilância e cuidados específicos dessa área, as equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família (Equipes 26 e 27) que atuam na Unidade Básica de Saúde do Parque Piauí I realizaram na manhã desta terça-feira (22) uma palestra educativa para as gestantes e para os demais pacientes que aguardavam atendimento médico no local.
Realizada em parceria com estagiários do curso de Odontologia da Faculdade Maurício de Nassau, a atividade abordou os cuidados com a higienização bucal, enfatizando a importância desses cuidados durante o período gestacional e conscientizando acerca de alterações bucais que podem ocorrer durante a gestação, apontando o modo como podem ser prevenidas.
O público presente avaliou de modo positivo a ação e muitos dos pacientes puderam participar fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas. Uma das participantes foi a Sra. Maria das Graças, que disse: “Eu estava fazendo coisa errada sem saber. Por medo de machucar a gengiva, eu usava palito, achando que estava limpando os dentes de forma correta, mas agora estou consciente de que é errado e que o fio dental é indispensável, só preciso passar o fio do jeito certo, do jeito que as palestrantes demonstraram aqui”.
A palestra também foi importante para desmitificar pensamentos equivocados. “Muitas mães normalmente ficam com medo de realizar procedimentos odontológicos, acreditando que possam prejudicar o bebê, quando na verdade, esse acompanhamento obedece a critérios clínicos específicos e enriquece ainda mais o pré-natal, auxiliando na prevenção de problemas bucais que podem causar transtornos tanto para a gestante quanto para o bebê. O tratamento pode evitar, por exemplo, infecções que acarretam parto prematuro e ou nascimento com baixo peso”, explicou a dentista Manoela Oliveira, integrante da equipe 26 da ESF.
“Um dos nossos objetivos com a realização dessas palestras é tentar ao máximo diminuir a incidência da cárie dentária, e a conscientização e disseminação de informações é o melhor caminho para uma reeducação de muitas mães. Com isso, a gente contribui ainda para transformar a gestante em mais um agente educador, que vai refletir nas futuras gerações, pois a preocupação com a saúde bucal vai ser um hábito repassado de mãe para filhos”, defende a dentista da equipe 27, Raiza Milena.
A ação já começa a fazer seus efeitos, algo que pôde ser percebido no relato da gestante Maria Bezerra. “Eu antes não me importava muito com meus dentes não, mas agora que eu sei que isso pode prejudicar meu bebê, com certeza eu vou me preocupar mesmo. Já vou me informar na recepção sobre o dia de marcação pra dentista, e quando meu filho nascer e já puder compreender eu já vou ensinar pra ele também, pra ele ficar bonito e saudável”, conta ela.
Ao final da palestra, os pacientes participaram de um café da manhã e receberam kits de higienização bucal.