21 de outubro de 2019
Campanha incentiva atualização e inscrição de famílias no CadÚnico

A Prefeitura de Timon realizou nesta segunda-feira (21) o lançamento da campanha Tarifa Social de Energia Elétrica, que visa incentivar as atualizações e inscrições de famílias timonenses no Cadastro Único (CadÚnico) para continuarem a receber seus benefícios, como o da Tarifa Social.


A campanha é uma parceria entre Governo do Estado, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e Equatorial Cemar. A secretária de Desenvolvimento Social (SEMDES) alertou os usuários para manterem seus cadastros atualizados. “Hoje é um dia ímpar para a cidade de Timon. Estamos informando para a população a importância dos benefícios e as condicionalidades que os usuários devem respeitar para continuar recebendo”, destacou.


O vice-prefeito João Rodolfo destacou que a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, presta toda assistência e informação necessárias para que as pessoas que têm direito não percam seus benefícios. “Pedimos que os usuários não deixem de atualizar seu cadastro e procurem as equipes para manterem seus benefícios”, complementa.


Para esclarecer melhor a importância de se cadastrar no CadÚnico, o subsecretário da secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), Clóvis Paz, abordou aos beneficiários que com a inscrição eles podem ter acesso a vários benefícios e ações realizadas pelos governos. Complementando a discussão, a assistente social da Secretaria de Saúde (SEMS), Sofia Carioca, e a coordenadora do Bolsa Família na Educação, Tuane Criste, explicaram o porquê de as condicionalidades existiram e como a família devem segui-las em cada área.


Por fim, para explicar como funciona o Tarifa Social, a analista comercial da Equatorial Cemar conversou diretamente com os usuários. “O benefício dá desconto de até 65%, de acordo com o consumo, para os beneficiários de baixa renda que estejam inscritos no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC”.


Ao mesmo tempo em que aconteciam as explanações, uma equipe do CadÚnico realizava atualizações e cadastros. A senhora Joana da Silva conseguiu realizar seu cadastro para ter desconto na conta de energia. ”Foi uma ótima iniciativa, com certeza vai beneficiar muito os timonenses”, declara.


