Para articular o lançamento da campanha de Tarifa Social de Energia Elétrica do Programa Bolsa Família, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) e das secretarias de Saúde e de Educação se reuniram nesta quinta-feira (17). O lançamento da campanha acontecerá dia 21 de outubro, no Auditório Prof. Wall Ferraz, às 9h.
Um dos pontos discutidos foi a divulgação pelas equipes entre os beneficiários. Espera-se que todos façam parte do momento e possam se informar e esclarecer suas dúvidas. Além da Tarifa Social de Energia Elétrica, o foco também será nos benefícios a que as mulheres têm direito durante e depois da gravidez, como o Variável Gestante – pagamento de nove parcelas mensais de R$41, pago somente se a gravidez for identificada pela área de saúde do município, sendo a informação inserida no Sistema Bolsa Família na Saúde – e o Variável Nutriz (pagamento de seis parcelas mensais de R$41 para as mães que tenham crianças com idade entre 0 e 6 meses, para reforçar a alimentação do bebê).
A campanha é uma parceria com o Governo do Maranhão, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e com a Equatorial Cemar. No dia do evento, as equipes das secretarias municipais estarão de prontidão para atender aos usuários, com destaque para o CadÚnico, que realizará atualização e cadastros, condição para que os usuários recebam os benefícios.
A Tarifa Social irá fazer muita diferença no orçamento da família timonense. Têm direito aos descontos os beneficiários de baixa renda que estejam inscritos no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC. Quem tem o cadastro atualizado poderá receber até 65% de desconto na sua conta de energia.
“Será um momento muito importante para o município. Iremos abordar todo o conjunto do Bolsa Família, os benefícios serão apresentados e serão esclarecidas dúvidas. Contamos com a participação de todos os beneficiários de Timon”, destaca Rosário Leal, secretária da SEMDES.