O futebol é o esporte mais popular no Brasil. Em Timon, a prática dessa atividade também é uma tradição entre os desportistas da cidade e até mesmo um celeiro de craques revelados e que compõem a história dessa modalidade esportiva no município. Com a pretensão de reunir e proporcionar integração entre os ex-atletas que brilharam pelos campos dos mais diversos bairros do município e até mesmo em outras regiões do país, na condição de profissionais, a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (SEMEJ), iniciou, na noite de quarta-feira (9), o Campeonato dos Peladeiros “Quarentões”. A abertura ocorreu no Campo do Cruzeiro, com a presença de vários ex-jogadores, os quais elogiaram a iniciativa da realização evento.
José Wilson de Santana, conhecido entre os peladeiros como Esquerdinha – o qual defendeu a seleção timonense e atuou em vários times de tradição da cidade, como Flamenguinho, Oitenta e Nove e Vitória – destacou a importância do Campeonato para os ex-atletas.
“Eu tive o prazer de assistir à abertura e já parabenizo a Secretaria de Esportes de Timon. Essa atitude foi acertada. Vamos rever grandes amigos, pessoas que já deixaram de jogar futebol há algum tempo. E essa é uma oportunidade em que muitos irão voltar a jogar. Fiquei muito feliz em ver pessoas que não têm oportunidade de disputar campeonatos, pela idade, poder voltar a jogar. Que esse campeonato seja feito por muitos anos”, comenta Esquerdinha.
Ricardo Freitas, que representa os “peladeiros” do Bairro Parque Alvorada, também ressaltou a importância da possibilidade de voltar a jogar com os amigos. Segundo ele, ao contrário das demais competições, o objetivo não se resume ao título e, sim, ao reencontro com os amigos.
“A iniciativa da Secretaria de Esportes ao pensar essa competição foi muito boa, principalmente pelo fato de a gente encontrar com muitos amigos que jogaram futebol amador em Timon. A nossa participação é visando à integração com esses amigos, não pensamos em ser campeões, mas sim na participação como forma de lazer”, destaca Ricardo.
Lucélio Mendes, Secretário de Esportes de Timon, que também já atuou em vários times de futebol timonense, comentou sobre a competição. “Esse campeonato reúne dez times de vários bairros de Timon e vai mobilizar e integrar esses atletas que jogaram no passado. Todos gostaram da iniciativa, tendo em vista o reencontro e o lazer que o evento irá possibilitar. A secretaria tem incentivado o esporte em geral na perspectiva tanto de apoio como na realização de eventos que visam manter o esporte da cidade sempre em destaque”.
FOTOS: Edi Vasconcelos