O curso já aconteceu nos demais CRAS gerando oportunidade para mais de 60 usuários
O CRAS Parque Piauí realizou nesta sexta-feira (04) o encerramento do curso profissionalizante de cabeleireiro com a entrega dos certificados. O curso proporcionou capacitação e certificação para 20 alunos e aconteceu durante um mês, em parceria com a Coordenadoria da Mulher e sob a supervisão do instrutor Garcia Medeiros.
Ministradas pelo instrutor especializado e com todo o material necessário ofertado, as aulas foram divididas em duas etapas: teoria e prática. As primeiras aulas foram baseadas em teoria capilar e, nas demais, as alunas iniciaram a prática em cabelos, podendo participar da ação Todos por Timon no bairro Novo Tempo, em que foram muito elogiados. Ao final, foi aplicada uma avaliação como teste de certificação.
A senhora Maria do Socorro Oliveira, que já é aposentada, viu no curso uma forma de buscar novos conhecimentos e de se manter na ativa. ”Quando a gente chega à minha idade precisamos manter os conhecimentos, por que vamos esquecendo as coisas ao longo do tempo. Foi maravilhoso, fiz amizades e tive uma ampla aprendizagem”, complementa.
Logo após o encerramento das aulas, durante essa semana, eles também puderam participar das oficinas de empreendedorismo do programa Acessuas Trabalho, que orienta e oportuniza o acesso ao mundo do trabalho. Em parceria com o SENAC, aprenderam como está o mercado de trabalho na atualidade, orientações de imagem, Startup e dicas de empreendedorismo.
O curso faz parte das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), que compõem a política de assistência e oferta atividades de qualificação profissional, oportunizando e inserindo centenas de timonenses no mercado de trabalho. Também é realizado por meio do Projeto Qualificar, que emitiu a certificação e dará oportunidade para que elas ingressem no mercado de trabalho.
Os alunos estavam muito agradecidos pela oportunidade e se mostraram empenhados a continuarem se aperfeiçoando. “O que aprendi durante o curso vai servir muito para eu seguir na profissão e as oficinas do Acessuas somou para termos uma visão de empreendedorismo e poder abrir nosso próprio negócio no futuro”, relata Fabiana Barroso.