A coordenação dos CRAS e a equipe do CadÚnico participaram nesta quinta-feira (03) de um reunião com a CEMAR para esclarecimentos sobre a Campanha Tarifa Social de Energia Elétrica, que visa incentivar as atualizações e inscrições das famílias no Cadastro Único (CadÚnico), para terem acesso ao benefício.
O Tarifa Social de Energia é um benefício do Governo Federal que concede desconto na conta de energia para clientes residenciais de acordo com o consumo. Quanto menor foi o consumo, maior o desconto na fatura. Tem direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda menor ou igual a meio Salário Mínimo, inscritos no Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social, BPC, do INSS, trabalhadores com renda mensal de até três salários mínimos com pessoa portadora de doença ou com doença que exija tratamento continuada com uso de equipamentos elétricos, entre outros.
A representante da CEMAR, Silvila Vasconcelos, orientou as equipes quanto ao preenchimento correto do formulário a ser enviado à CEMAR e esclareceu dúvidas como: o nome do talão da conta não precisa, necessariamente, ser o da pessoa que possui o NIS RF (Responsável Familiar). Destacou ainda que os 5 primeiros maiores e menores municípios que realizarem o maior número de cadastros e atualizações receberão uma doação de uma moto zero quilômetro no valor de até R$ 10.000,00 (dez mil reais).
A Secretária de Desenvolvimento Social de Timon, Rosário Leal, destacou a importância do benefício para as famílias timonenses e pediu o empenho da equipe para dar visibilidade à campanha e que façam os cadastros de forma correta.
A campanha, à qual a Prefeitura de Timon aderiu por meio de convênio, pretende incentivar as atualizações e inscrições de famílias em todos os municípios maranhenses no Cadastro Único, para que não percam seus benefícios, como o próprio Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.