12 de julho de 2017

Prefeitura convoca população para 1º workshop do Plano de Mobilidade Urbana

Nesta próxima quinta-feira (13/07) será realizado no auditório do polo de Timon do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a partir das 9h, o 1º Workshop do Plano de Mobilidade Urbana. Isso representa uma importante etapa das ações que vem sendo realizadas desde outubro de 2016, mês em que a empresa contratada iniciou a coleta de informações para construção do documento que  dará a cidade as condições para ir em busca de futuros investimentos e melhorias na infraestrutura da cidade bem como mais qualidade no transporte público.

WhatsApp Image 2017-07-12 at 10.58.35

O evento será aberto ao público em geral e contará com a empresa CERTARE Engenharia e Consultoria LTDA, além da presença de técnicos do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) e da Secretaria de Planejamento do município. A participação da população é de grande importância, pois é neste momento que serão discutidos ajustes para o documento final. “Todos podem interferir no processo através de sugestões. Colhemos muitas informações importantes como quantidade de veículos, número de passageiros do transporte público  e sobre vias públicas da cidade. Agora apresentar a população”, disse Jefferson Veras, diretor do CIMU.

ENTENDA O QUE É O PLANO

O Plano é uma exigência nacional da Lei 12.587/2012 e, que após de elaborado e aprovado, permitirá acesso a recursos federais destinados às melhorias de infraestrutura e mobilidade urbana.

As atividades foram iniciadas em outubro de 2016 e estão sendo coletados dados junto à população e as secretarias de planejamento e infraestrutura. Pesquisas domiciliares, contagens de tráfego e análise de dados foram o foco da primeira etapa de diagnóstico do Plano.

Depois de finalizado o Diagnóstico com contribuição da sociedade através dos workshops ainda haverá as audiências públicas para discutir junto à população as mudanças. Depois deste processo, que deverá ser finalizado em agosto de 2017, o documento base irá para a câmara dos vereadores para aprovação.