O Centro de Convivência Júlia Almeida iniciou, nesta sexta-feira (27), a Semana do Idoso. Os usuários tiveram uma manhã com bastantes atividades, iniciando com um aulão de dança e terminando com o projeto Café com Conversa.
Como já acontece regularmente, os idosos e grupo de mulheres participaram da atividade física logo no início da manhã. Depois, a equipe do DMTRANS, em alusão ao Dia do Trânsito, alertou e orientou os usuários, de forma interativa, quanto aos cuidados e riscos no trânsito e, através de demonstração das placas de sinal do trânsito, confeccionadas pela equipe do Centro, puderam entender o funcionamento.
Em seguida, participaram do último momento, que foi o Café com Conversa, cujo objetivo é oferecer um momento de interação e fortalecimento de vínculos. A coordenadora do Centro do Idoso, Gislene Alcantâra, durante a conversa, destacou e alertou quanto à proteção e os cuidados com a saúde e que, cada idade, é uma página da nossa história. “Até o dia 11 de outubro, estaremos realizando várias atividades comemorando a melhor idade. Terminaremos com uma ação na Praça São José e uma visita a Casa do Idoso”, complementa.
Enquanto lanchavam, o violeiro Aureliano dos Santos cantava repentes e apresentou seu livro “Garrincha, o deficiente – Um atleta eficiente”, como forma de incentivo. O livro conta a história real de Deusdete Francisco dos Santos Lima (O Garrincha Mané), deficiente que se superou e se tornou um grande atleta.
O Centro de Convivência Júlia Almeida atende atualmente mais de 40 idosos, ofertando atendimento de saúde, atividades físicas, oficinas de artesanato e contribui para o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes.
A usuária Joana de Oliveira Silva, de 77 anos, conta que participa três vezes na semana no das atividades físicas que acontecem no Centro. “Fico agradecida pela assistência da equipe. Foi uma manhã de muito aprendizado. Desde que comecei a frequentar, melhorei muito minha saúde e fiz muitas amizades“, ressalta.