Ao longo do mês de setembro, as unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) estão realizando ações em alusão à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. As atividades buscam a conscientização dos usuários a respeito do problema, considerado de saúde pública.
Nesta terça-feira (24), o CRAS Cidade Nova recebeu a psicóloga do Lar da Criança, Alaine Pires, que conversou com os usuários sobre a valorização da vida, de forma que eles compreendessem que falar sobre o tema ainda é a melhor solução, uma vez que os números de suicídio são preocupantes e podem ser diminuídos com campanhas de prevenção. Foi destacado ainda que eles possuem profissionais disponíveis em toda a rede em Timon.
Já no CRAS Joaquim Pedreira, a palestra sobre a prevenção ao suicídio foi realizada em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da UBS Marimar. Os grupos de idosos e mulheres participaram ativamente e puderam entender a importância dos cuidados com a saúde emocional.
Durante todas as ações, os profissionais ressaltaram o CVV (Centro de Valorização da Vida), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, basta discar 188. Além de toda a rede de saúde e assistência do município, que está preparada prontamente para atender e ajudar as pessoas.