As equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do município de Timon, estão desenvolvendo diversas atividades alusivas ao Setembro Amarelo. A proposta é esclarecer sobre o assunto aos usuários assistidos em cada região. As equipes 08/36, do bairro Parque Alvorada, em parceria com o NASF, e a equipe 40, do bairro Novo, realizaram com a comunidade atendida nas unidades uma programação sobre o tema.
A enfermeira responsável pela UBS do Novo Tempo, Kátia Braga, falou sobre a importância das atividades de educação em Saúde em alusão à prevenção do suicídio. “Sabemos que o suicídio é uma prática, normalmente, motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema, por isso resolvemos abordar o tema, os diversos sinais de comportamento suicidas, os fatores de risco e o que fazer para prevenir casos de suicídio”, disse Kátia.
Durante as ações, houve palestras e atividades físicas, promovendo interação entre as equipes e a comunidade, sendo possível tirar dúvidas sobre o tema central da campanha.
“Esses eventos têm um saldo bastante positivo. Os profissionais falam sobre a valorização da vida, apresentam dados mundiais e, principalmente, formas de prevenir o suicídio, levando discussões que são esclarecedoras para a comunidade”, disse o secretário de Saúde, Marcio Sá.