Em alusão ao setembro amarelo, campanha de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, o Centro de Convivência Julia Almeida realizou nesta sexta-feira (13) uma manhã de roda de conversas com os usuários da unidade e comunidade discutindo a temática.
A atividade contou com a participação dos psicólogos José Augusto Sampaio, do Núcleo Especializado de Acompanhamento Familiar (NEAF), da psicóloga Luana Lima, do CAPS Adulto e da psicóloga Misterly Rabelo, coordenadora de Saúde Mental de Timon, que alertou sobre a prevenção da saúde mental, que é importante não se preocupar somente com o físico. “Devemos prevenir e curar as doenças mentais. Atualmente a depressão está sendo uma das maiores causas de morte”, complementa Misterly.
Os profissionais também destacaram a importância da empatia, de se preocupar com os outros. “A campanha também é voltada para a valorização da vida, devemos fortalecer os laços e vínculos sociais e familiares”, ressalta o psicólogo José Augusto.
Bastante interessados os usuários puderam entender os mitos e verdades sobre o suicídio, os principais fatores de risco, os sinais de alerta e a quem recorrer dentro da rede do município de Timon. Os profissionais também lembraram sobre O CVV (Centro de Valorização da Vida), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, basta discar 188.