• Portal da Transparência

10 de setembro de 2019

LIRA classifica, pela 7ª vez, Timon com baixo risco de infestação pelo Aedes aegypti

03

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA), realizado de 26 a 30 de agosto pela equipe de Endemias, apontou índice de 0,5% em Timon, tido como valor abaixo do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, que é 1%. Apresentando sempre baixos índices, o terceiro LIRA do ano, mais uma vez, permite que a cidade esteja classificada na faixa verde, representando baixo risco para ocorrência de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

02

“Esse é um resultado adquirido com muito trabalho e esforço de nossos agentes de endemias, que se dedicam para a constante tarefa de orientação e prevenção, conscientizando a população”, falou o secretário municipal de saúde, Marcio Sá.

06

O LIRA é um programa do Ministério da Saúde responsável pelo mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti, identificando os criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Ele permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

08

Em Timon, as ações de combate aos criadouros do mosquito são realizadas o ano inteiro, mesmo nos meses de baixa incidência de doenças como a Dengue, e intensificados nos meses mais propícios para o aparecimento do mosquito.

12

“Nossa meta é fazer com que esse percentual permaneça e agradecemos também à população, que está mais consciente e contribuindo para o não surgimento do mosquito. Só temos que comemorar e continuar com o trabalho, visando obter sempre resultados positivos”, disse o coordenador do Controle de Endemias da secretaria, Dolamito Marques.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura