A atividade fez alusão ao Setembro Amarelo e contou com a parceria do Cras Parque União
Com o Tema “Pela Valorização da Vida”, a EMEF Lápis na Mão realizou nesta sexta-feira (06) a sua 10° Caminhada da Paz. Participaram ainda as escolas municipais: Lizete Farias, Lauro Rodrigues de Sampaio e Tia Rufina, além dos pais dos estudantes, professores e funcionários das escolas e a comunidade em geral. A caminhada contou ainda com a parceria do CRAS Parque União, que levou o grupo de idosos para a caminhada e educadores físicos para realizar um aulão ao final do evento.
Os alunos caminharam com bastante empolgação com cartazes e faixas produzidos por eles próprios. Dentro da temática principal, a escola ainda abordou alguns subtemas, como bullying, homofobia, violência, depressão e suicídio. Lembrando, que neste mês, é realizado o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com realização de ações que buscam promover a saúde mental ao abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.
“Trabalhamos a temática durante dez dias dentro das escolas e a caminhada é a culminância de todo esse trabalho. Com isso permitimos que os alunos apreendam de forma não segmentada sobre a importância e o valor da vida. O trabalho desenvolvido sensibiliza nossos jovens para a importância e a necessidade de atitudes proativas na transformação e criação de um mundo melhor”, explicou Adriana Oliveira, diretora da EMEF Lápis na Mão.
A diretora da EMEF Domadora Lizete Farias, Meirey Gonçalves, ressaltou a importância de se discutir esses temas dentro da escola e com a comunidade, para que os alunos não passem por esses problemas. Como forma de complementar as informações da Caminhada, os alunos ainda participaram de uma palestra na qual uma aluna falou sobre depressão e compartilhou com seus colegas seu caso pessoal com a doença.
A atividade terminou com um aulão com os educadores físicos do CRAS Parque União, juntamente com o grupo de idosos, os alunos e a comunidade presente. Também contou com a parceria da Guarda Municipal e a Policia Militar.