O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Parque Piauí realizou na Unidade Básica de Saúde do bairro, nesta última quarta-feira (28), uma palestra alusiva ao Dia Nacional do Combate do Fumo, celebrado neste dia 29 de agosto.
A iniciativa incluiu ações educativas e preventivas, além de levar informações sobre doenças evitáveis e mortes precoces associadas ao tabagismo. “A palestra abordou sobre o tratamento e controle do tabagismo, ressaltando as doenças causadas pelo uso do fumo, entre outros tópicos”, explicou Maricélia Alves, coordenadora do NASF de Timon.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo
A data foi instituída em 1986, pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.