Dona Adriana Santos é mãe de Elder, 20 anos, paciente ostomizado duas vezes. Ela recebe há mais de um ano as bolsas de colostomia na Policlínica e falou do atendimento e da facilidade de receber as bolsas para o filho. “Recebo todo mês dez bolsas e meu filho foi muito bem atendido aqui, o atendimento aqui salvou e melhorou muito a vida dele”, conta. A policlínica realiza a entrega por mês de dez bolsas gratuitamente para cada paciente. Em média, uma bolsa custa, na rede particular, R$30,00, totalizando um gasto financeiro de R$300,00 para o uso de dez bolsas. A distribuição de bolsas para pacientes com estomia é um direito garantido por lei.
Além da bolsa, o paciente é atendido e orientado pela estomaterapeuta Dra. Sâmia Oliveira, para a colocação. “No geral, a maioria dos pacientes que recebemos são pessoas com câncer ou que passaram por acidentes traumáticos. Nós temos em média cinquenta pessoas no município cadastradas para receber gratuitamente essas bolsas, mas a policlínica tem a capacidade de atender muito mais. Nós queremos informar à população que necessite dessas bolsas que nos procure que basta se cadastrar aqui mesmo que nós faremos a entrega”, explica ela.
Toda quarta-feira, a partir das 8h, a policlínica possui atendimento com a estomaterapeuta e a distribuição de bolsas de colostomia. Para realizar o cadastro, é necessário levar apenas duas cópias do RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e laudo médico do procedimento cirúrgico que o paciente já tenha realizado. A estomateraupeuta realiza o acompanhamento de perto dos pacientes. Em casos especiais, o município consegue liberar até vinte bolsas, de acordo com as necessidades do paciente.