Envolvido com as questões sociais e na união de forças para garantir o direito de idosos e pessoas com deficiência, o prefeito Luciano Leitoa e os secretários de Saúde e Assistência Social, Márcio Sá e Rosário Leal, participaram de uma audiência pública promovida na manhã desta terça-feira, 27, no auditório Wall Ferraz, promovida pelo Ministério Público do Maranhão, para tratar sobre curatela e o papel do curador.
O evento teve como objetivo apresentar a cartilha “Informações práticas sobre curatela e o papel do curador” e faz parte das ações da 6ª Promotoria de Justiça Especializada da Comarca Timon. De acordo com o promotor titular, Dr. Fábio Menezes de Miranda, ainda existe uma infinidade de dúvidas quanto ao papel do curador e, com base em observações no dia a dia de trabalho, identificou-se a necessidade repassar mais informações sobre o assunto.
Além das autoridades, também estiveram presentes os profissionais que levam informações e cuidam da saúde da população: os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). De acordo com o secretário de saúde, Márcio Sá, “o município, através da Secretaria de Saúde, já vem realizando ações importantes tanto na atenção básica, como na equipe de NASF, que são os profissionais que fazem visitas aos pacientes acamados e às pessoas idosas”.
O prefeito Luciano comentou que esse é um assunto que envolve muitas instituições e é necessário ter uma sensibilidade para poder garantir o direito desse público. “No momento em que o Ministério Público se envolve nesta causa, fica mais fácil acompanhar esse processo, tanto do curador como das pessoas que necessitam deste acompanhamento”, disse.