Contribuindo para a recuperação dos ressocializandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Timon, O CRAS Vila João Reis iniciou nesta terça-feira (20) uma parceria que será realizada com diversos atendimentos socioassistenciais, beneficiando diretamente a unidade.
Uma equipe do CRAS esteve realizando o cadastramento dos usuários no CadÚnico, inscrição do Número de Identificação Social (NIS) e atendimento psicossocial para que eles possam ser inseridos nos cursos profissionalizantes na modalidade presencial ou à distância ofertados pelos parceiros. Ainda será desenvolvida uma oficina de artesanato sob orientação da oficineira do CRAS, com a finalidade de inserir mais um tipo de atividade de laborterapia.
Um dos programas dos quais eles poderão participar ao adquirir o NIS é o Acessuas Trabalho. O programa funciona por meio de oficinas e aulas que orientam e direcionam os participantes ao mundo do trabalho. Os usuários aprendem como funcionam os processos seletivos, orientações de imagem (Marketing Pessoal), postura profissional em uma entrevista e na execução do trabalho, bem como elaboração do currículo e dicas de empreendedorismo.
A APAC desenvolve o trabalho de ressocialização de três modos: Regime Fechado – recuperação através dos trabalhos de laborterapia; Regime Semiaberto – profissionalização; Regime aberto – inserção social ao mercado de trabalho. Essa parceria firmada com o CRAS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), vai contribuir diretamente no desenvolvimento das atividades e alcance dos objetivos da APAC.
A APAC
A APAC de Timon, que atualmente atende 74 ressocializandos, é uma entidade dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Tem o objetivo de auxiliar a Justiça na execução da pena, recuperando o preso, ajudando-o a se recuperar e se reintegrar no convívio social.