A votação acontecerá no dia 6 de outubro
Continuando o processo de escolha para os novos conselheiros tutelares, gestão 2020/2024, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), por meio da Comissão Especial Eleitoral, já está definindo todos os detalhes e estrutura para a eleição que acontecerá no dia 6 de outubro. Toda a população timonense deve participar dessa importante escolha.
Os candidatos que estão aptos a fazer campanha e participar da eleição já passaram por algumas etapas eliminatórias, incluindo a aplicação de prova de conhecimentos. Conforme o edital, o processo de escolha será finalizado com a eleição, com os votos da população timonense.
O Presidente da Comissão, Iranilson Araújo, explica que são 38 candidatos, sendo 16 do Conselho Tutelar I e 22 do Conselho Tutelar II, e todos foram orientados quanto às vedações durante a campanha que podem fazer para garantir os votos. Em breve os locais de votação serão divulgados.
Para melhor articulação da eleição, será realizada uma reunião no dia 20 de agosto, no Espaço dos Conselhos, com todas as secretarias envolvidas na política da proteção dos direitos da criança e do adolescente. Após a reunião, ficará definida a logística, a estrutura e organização dos locais de votação, colaboradores para trabalharem na eleição e a forma de inserir a população da zona rural.
Por que votar?
A escolha é importante, pois o Conselho Tutelar é composto por representantes do poder público e da sociedade civil e tem como atribuições: atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto da criança e adolescente tenham como infração administrativa ou penal.