A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) realizou na manhã desta terça-feira (30), para enfermeiros, uma palestra sobre a Raiva Herbívora e a importância da UVZ na detecção desses casos.
De acordo com o coordenador da UVZ, Kleiton Mucunam, a ação (que também será direcionada em um segundo momento para agentes de Saúde e de Endemias) teve o objetivo de passar aos profissionais sobre os procedimentos a serem tomados em caso de ataques de herbívoros com raiva e a importância de levar esses casos para a UVZ, que é o órgão responsável por fazer o bloqueio.
“É sabido que a Raiva Herbívora é uma das mais importantes zoonoses em saúde pública, mas muitos profissionais ainda não sabem como proceder quando se deparam com esses casos. Então, para esclarecer sobre o assunto, levamos um biólogo e alguns veterinários para ministrar essa palestra. O primeiro tratou sobre a importância de a UVZ ser informada quando houver a suspeita de raiva e quais procedimentos podem ser tomados no caso da raiva humana; e os veterinários, que são da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), explanaram sobre os herbívoros com a transmissão da raiva e quais cuidados podem ser tomados”, disse Mucunam.
As medidas de controle preconizadas para a Raiva Herbívora são a vacinação, além do controle populacional dos morcegos hematófagos, atendimento a focos e ações de educação sanitária.