A capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (25), no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, com todos os profissionais da Atenção Básica, marca o início do processo de expansão da planificação. Nessa etapa, mais 14 UBS terão a implantação da planificação, atingindo 22 equipes, que totalizam 399 profissionais envolvidos.
O processo de planificação funciona atualmente em Timon com três Unidades Laboratório (CAIC, Parque União e Parque Alvorada) em pleno funcionamento. “O primeiro acesso do paciente à rede pública de saúde é na Unidade Básica de Saúde, e é lá de onde ele sairá com o primeiro diagnóstico e será direcionado para a especialidade necessária. A planificação age como uma ferramenta importante para reorganizar os serviços, trazendo mais agilidade para o paciente e para o profissional”, explica Marcio Sá, secretário de Saúde do município.
Estiveram presentes na capacitação também a diretora da Regional de Saúde, Floriza Batista, que falou dos resultados positivos para profissionais e usuários “A planificação veio para ficar. Ela é de extrema importância para os pacientes do SUS e precisa que os profissionais façam acontecer”. Serão realizadas tutorias ao longo do ano para os profissionais.