Os usuários do CRAS Joaquim Pedreira e Centro de Convivência Júlia Almeida participaram durante essa semana das oficinas do Acessuas Trabalho – Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho. Ao todo, cerca de 20 participantes foram orientados em cada uma das unidades.
O Programa Acessuas Trabalho é uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho. Os participantes frequentam aulas e dinâmicas que abordam assuntos sobre o mundo do trabalho em parceria com o Sebrae.
Durante este ciclo de oficinas, a consultora Martha Goretti Vasconcelos Said Araújo está ensinando como está o mercado de trabalho na atualidade, como funcionam os processos seletivos, orientações de imagem (Marketing Pessoal) e postura profissional em uma entrevista e na execução do trabalho, bem como elaboração do currículo e dicas de empreendedorismo.
As próximas unidades a receberem as oficinas são o CRAS Cidade Nova (15 a 18/07, das 14h às 18h), CRAS Vila João Reis (15 a 18/07, das 8 às 12h), Centro de Convivência Flores (22 a 25/07, das 08 às 12h) e CRAS Parque Piauí (22 a 25/07, das 14h às 18h). A coordenadora do Acessuas em Timon, Francisca Almeida Araújo, destaca que quem estiver interessado ainda é possível se inscrever nas próximas oficinas, até mesmo no dia de início das aulas.
Acessuas Trabalho
O programa atende pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial: pessoas com deficiência; jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e pessoas inscritas no CADÚNICO.