O Centro de Apoio Integrado à Saúde da Mulher (CAISM) é referência no atendimento médico personalizado à mulher timonense. Na sede atual, localizada na Av. Teresina, Bairro Parque Piauí, os atendimentos são oferecidos para casos de baixa e média complexidade. Lá a paciente encontra diversas especialidades, como ginecologista, mastologista, psicologia, assistente social, nutricionista, além de exames: análise de citopatologia, citologia, colposcopia, mamografia, biópsia do colo do útero, core biopsia, cauterização, cirurgia de alta frequência – CAF, ultrassons, gestacional, transvaginal, abdominal, mamária; vulvoscopia e DIU – método contraceptivo uterino.
A paciente chega até o Centro através de um encaminhamento realizado no atendimento na Unidade Básica de Saúde – UBS. “Em 2013, quando assumimos a gestão, havia cinco meses que o CAISM estava fechado e interditado. O prefeito Luciano e, junto com nosso trabalho, colocamos o Centro para funcionar na sua totalidade. A sala de mamografia foi baritada [blindagem da sala de raio-X], foi todo reformado e hoje a paciente que é diagnosticada com câncer já é encaminhada através da pactuação para o tratamento no Hospital São Marcos, com todo o diagnóstico fechado e os exames realizados no CAISM. Isso acelera o processo e as chances de cura” , explica Márcio Sá, secretário de Saúde do município.
O CAISM terá nova sede e as obras seguem em ritmo acelerado. Funcionará na Rua 90, no cruzamento com a Rua 17, Bairro Parque Piauí II. O novo Centro ampliará os atendimentos e terá consultórios separados e um auditório para palestras. “A demanda é muito grande e queremos cada vez mais aumentar esse número e ampliar nosso trabalho no atendimento à mulher”, afirma Márcio.
Ana Luisa de Matos
Jornalista – Assessora de Comunicação
CGCOM – Prefeitura de Timon
FOTOS: Jefferson Lima